Artigos - Sadao Omote
Concepções de Deficiência
- OMOTE, Sadao. Efeitos de um rótulo verbal estigmatizante sobre a percepção de emoções. Revista Marco, São Paulo, v. 4, n.4, p. 89-103, 1983. (.pdf 1.249 KB)
- OMOTE, Sadao. Estereótipos a respeito de pessoas deficientes. Didática, São Paulo, v. 22, p. 167-180, 1986. (.pdf 932 KB)
- OMOTE, Sadao. Alguns resultados de estudos de estereótipos a respeito de pessoas deficientes. Vivência, São José (SC), v. 4, p. 2-6, 1988. (.pdf 2.190 KB)
- OMOTE, Sadao. A Estigmatização de Deficientes e os Serviços Especializados. Vivência, São José (SC), v. 5, p. 14-15, 1989. (.pdf 555 KB)
- OMOTE, Sadao. Aparência e Competência em Educação Especial. Temas em Educação Especial, São Carlos, v. 1, p. 11-26, 1990. (.pdf 4.391 KB)
- OMOTE, Sadao. Reconhecimento de estereótipos a respeito de pessoas deficientes. Didática, São Paulo, v. 26, n.1, p. 139-147, 1991. (.pdf 3.342 KB)
- OMOTE, Sadao. Deficiência e Não-Deficiência: Recortes do Mesmo Tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 1, n.2, p. 65-73, 1994. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n.3, p. 287-308, 2004. (link externo)
- ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério ; OMOTE, Sadao. Atribuição de gravidade à deficiência física em função da extensão do acometimento e do contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n.2, p. 241-254, 2005. (html em link externo)
- BALEOTTI, Luciana Ramos ; OMOTE, Sadao. A concepção de deficiência em discussão: ponto de vista de docentes de Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 22, p. 71-78, 2014. (.pdf em link externo)
- MARINHO, Carla Cristina; OMOTE, Sadao. Concepções: educação inclusiva e educação especial. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 313-317, 2016. (link externo)
Atitudes Sociais
- OMOTE, Sadao; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; BALEOTTI, Luciana Ramos; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão. Paideia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 15, n.32, p. 387-396, 2005. (html em link externo)
- OMOTE, Sadao. A construção de uma escala de atitudes sociais em relação à inclusão: notas preliminares. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n.1, p. 33-47, 2005. (link externo)
- OMOTE, Sadao; PEREIRA JUNIOR, Antônio Alexandre. Atitudes sociais de professoras de um município de médio porte do Paraná em relação à inclusão. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 6, p. 7-15, 2011. (pdf em link externo)
- OMOTE, Sadao. Atitudes sociais em relação à inclusão: estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, p. 639-649, 2013. (link externo)
- FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais em relação à inclusão: o curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP. Nuances, v. 24, p. 158-173, 2013. (link externo)
- OMOTE, Sadao; BALEOTTI, Luciana Ramos ; CHACON, Miguel Cláudio Moriel . Escala de atitudes sociais em relação à inclusão: versão específica para cada categoria de deficiência. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 1, p. 21-28, 2014. (link externo)
- FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Estudo interinstitucional das atitudes sociais em relação à inclusão de estudantes universitários. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 11, p. 054-59, 2015. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Atitudes em relação à inclusão no Ensino Superior. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 211-215, 2016. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Escala de atitudes sociais em relação à inclusão. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 470-473, 2016. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Atitudes Sociais em Relação à Inclusão: Recentes Avanços em Pesquisa. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 21-32, 2018. (.html em link externo)
Atratividade Física Facial
- OMOTE, Sadao. Avaliação da Atratividade Fisica Facial: Delineamento de Um Procedimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 7, n.3, p. 285-294, 1991. (.pdf 2.210 KB)
- OMOTE, Sadao. Efeitos da Atratividade Física Facial de Crianças Sobre A Percepção de Outras Qualidades Delas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 7, n.3, p. 295-302, 1991. (.pdf 910 KB)
- OMOTE, Sadao. Atratividade Física Facial e Percepção de Deficiências. Didática, São Paulo, v. 29, n.1, p. 115-124, 1993. (.pdf 1.458 KB)
- OMOTE, Sadao. Estudos de atratividade física facial em Educação Especial. Temas Em Educação Especial, São Carlos, v. 2, p. 273-282, 1993. (.pdf 2.831 KB)
- OMOTE, Sadao. Fidedignidade na percepção da atratividade física facial. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 10, n.2, p. 143-154, 1994. (.pdf 3.110 KB)
- OMOTE, Sadao. Atratividade física facial e prognóstico. Psicologia Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 13, n.1, p. 113-117, 1997. (.pdf 1.494 KB)
- OMOTE, Sadao. Componentes da atratividade física facial. Cadernos da Ffc, Marília, v. 8, n.1, p. 87-107, 1999. (.pdf 5.383 KB)
Famílias
- OMOTE, Sadao. Aspectos Sócio-Familiares da Deficiência Mental. Revista Marco, São Paulo, v. 1, n.1, p. 99-113, 1979. (.pdf 1.912 KB)
- OMOTE, Sadao. A família do deficiente. Temas Em Educação Especial, São Carlos, v. 3, p. 516-525, 1996. (falta)
- BALEOTTI, Luciana Ramos; OMOTE, Sadao; GREGORUTTI, Carolina Cangemi. Oficina de atividades: Espaço de atenção aos familiares de crianças com deficiência.. Psicologia em Estudo (Online), v. 20, p. 1-12, 2015. (link externo)
- GREGORUTTI, Carolina Cangemi; OMOTE, Sadao. Relação entre Inclusão Escolar de Crianças com Paralisia Cerebral e Estresse dos Cuidadores Familiares. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso), v. 17, p. 136-149, 2015. (link externo)
- ZAFANI, Mariana Dutra; OMOTE, Sadao. Atribuições da família na percepção do professor. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 221-224, 2016. (link externo)
- ZAFANI, Mariana Dutra; OMOTE, Sadao; BALEOTTI, Luciana Ramos. Opinião de mães e professoras sobre o uso de um protocolo de observação do desempenho de criança com deficiência física. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, p. 36-41, 2016. (.pdf em link externo)
Formação de Professores
- OMOTE, Sadao. Ensino comum/ensino especial: formação e atuação do professor. Cadernos da Ffc, Marília, v. 4, n.2, p. 47-52, 1995. (.pdf 1.894 KB)
- OMOTE, Sadao. Dificuldades e perspectivas para habilitação em Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 2, n.4, p. 137-145, 1996. (pdf em link externo)
- ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério ; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido ; OMOTE, Sadao. Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - campus de Marília: antecedentes e perspectivas. Revista de Extensão e Pesquisa Em Educação e Saúde, Marília, n.2, p. 79-88, 2004. (.pdf 2.836 KB)
- DELGADO-PINHEIRO, Eliane Maria Carrit; OMOTE, Sadao. Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente à inclusão. Revista CEFAC (Impresso), v. 12, p. 633-640, 2010 (.html em link externo)
- FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; OMOTE, Sadao. Os cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista e a Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 325-342, 2013. (.html em link externo)
- MARINHO, Carla Cristina; OMOTE, Sadao. Concepções de futuros professores a respeito da educação inclusiva e Educação Especial. Revista Educação Especial (UFSM), v. 30, p. 629-641, 2017 (.pdf em link externo)
- VIEIRA, Camila Mugnai; OMOTE, Sadao ; SCHMIDT, Carlo; MENEZES, Eliana da Costa Pereira; BERNI, Clenio Perlin. Editorial - Revista Educação Especial. Revista Educação Especial (UFSM), v. 30, p. 559-562, 2017. (.pdf em link externo)
Pessoas com deficiências em contextos educacionais
- OMOTE, Sadao. Integração do deficiente na escola. Boletim do Coe, Marília, v. 1, p. 22-27, 1996. (falta)
- OMOTE, Sadao; ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério; SEBASTIÃO, L. T. ; CLAVISIO, M. C. S. M. ; PIOLLA, M. A. . Uma análise da leitura extracurricular de alunos do 1º grau. Didática - Revista Científica da UNESP, São Paulo, v. 31, p. 163-174, 1996. (.pdf 3.285 KB)
- OMOTE, Sadao. Normalização, integração, inclusão... Ponto de Vista, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 4-13, 1999. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Classes especiais: comentários à margem do texto de Torezan & Caiado. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 6, n.1, p. 43-64, 2000. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Inclusão e a questão das diferenças na educação. Perspectiva (Florianópolis), v. 24, p. 251-272, 2006. (link externo)
- PASCULLI, Adriane Guzman; BALEOTTI, Luciana Ramos ; OMOTE, Sadao. Interação de um aluno com paralisia cerebral com colegas de classe durante atividades lúdicas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 587-600, 2012. (html em link externo)
- GREGORUTTI, Carolina Cangemi; ZAFANI, Mariana Dutra; OMOTE, Sadao; BALEOTTI, Luciana Ramos. A Tarefa de Casa na Inclusão Escolar: Alunos com Deficiência Física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 233-244, 2017. (html em link externo)
Orientação Educacional e Orientação Profissional
- HORIGUELA, Maria de Lourdes Morales; OMOTE, S. A trajetória do Centro de Orientação Educacional. Boletim do Coe, Marília, v. 1, p. 1-5, 1996. (falta)
- CLAVISIO, Maria Cândida Soares Del Masso; OMOTE, Sadao. Profissionalização do deficiente. Boletim do Coe, Marília, v. 1, p. 40-46, 1996. (falta)
- OMOTE, Sadao. Do Centro de Orientação Educacional ao Centro de Estudos da Educação e da Saúde: em busca de maioridade acadêmica e administrativa. Boletim do COE, Marília, v. 5, p. 1-5, 2000. (.pdf 3.819 KB)
Reflexões acerca da Produção Científica em Educação Especial
- OMOTE, Sadao. As Perspectivas de Estudo das Deficiências. Vivência, São José (SC), v. 13, p. 3-4, 1993. (.pdf 867 KB)
- OMOTE, Sadao. A Integração do Deficiente: um pseudo-problema científico. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 2, p. 55-62, 1995. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Perspectivas para conceituação de deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba, v. 2, n.4, p. 127-135, 1996. (link externo)
- OMOTE, Sadao. Algumas tendências (ou modismos?) recentes em Educação Especial e a Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, n.1, p. 25-38, 2003. (PDF em link externo)
- OMOTE, Sadao. Revisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n.3, p. 323-334, 2005. (.html em link externo)
- OMOTE, Sadao; PRADO, Paulo Sérgio Teixeira do; CASARIN, Helen de Castro Silva. Seeking and reading patterns of scholarly articles: a study with brazilian graduate students in educacion. Brazilian Journal of Information Science, v. 3, p. 31-53, 2009. (.pdf em link externo)
- OMOTE, Sadao. Caminhando com DIBS: uma trajetória de construção de conceitos em Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 331-342, 2010. (.html em link externo)
- OMOTE, Sadao. Quatro décadas de Educação Especial no Estado de São Paulo. Revista Educação Especial, v. 33, 2020. (.html em link externo)
Metodologia, Métodos e Aspectos Metodológicos em Pesquisas Científicas
- DIAS, Tárcia Regina da Silveira; OMOTE, Sadao. Entrevista em Educação Especial: a natureza dos problemas investigados. Temas em Educação Especial, São Carlos, v. 1, p. 67-80, 1990. (.pdf 5.205KB)
- DIAS, Tárcia Regina da Silveira; OMOTE, Sadao. A Entrevista em Educação Especial: Aspectos Metodológicos. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 2, n.3, p. 93-100, 1995. (link externo)
- OMOTE, Sadao; PRADO, Paulo Sérgio Teixeira do ; CARRARA, Kester. Versão eletrônica de questionário e o controle de erros de resposta. Estudos de Psicologia (Natal), v. 10, p. 397-405, 2005. (html em link externo)
- FABRON, Eliana Maria Gradim ; SANTOS, Gisele Rodrigues dos; OMOTE, Sadao ; PERDONA, Gleici Castro. Medidas da dinâmica respiratória em crianças de quatro a dez anos. Pró-Fono, v. 18, p. 313-322, 2006. (link externo)
- VIEIRA, Camila Mugnai; OMOTE, Sadao. Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 25, p. 299-320, 2017. (link externo)