Memorial da Educação Especial

Um memorial pode ser compreendido como um conjunto de relatos de lembranças, memórias, fatos e materiais, simbolizados por espaços (virtuais ou físicos), documentos e/ou monumentos que fazem alusões e resgates históricos de indivíduos considerados memoráveis para as mais diversas comunidades e sociedades. 

Nessa perspectiva, este humilde espaço, ao reunir acervos historiográficos, tem o intuito basilar de agradecimento àqueles que marcaram a história da Educação Especial no Brasil (e em outros países). Consequentemente, esta pode ser uma rica oportunidade de facilitar a democratização de informações aos interessados das diversas gerações e das diversas áreas do conhecimento.

A intenção é a de que este não seja "apenas" um espaço acadêmico-científico, mas a de ser um espaço livre para reunir o que for possível daqueles que incansavelmente nos ensinam direta ou indiretamente.

 


Professores Homenageados

 


Bibliografia indicada pelo GP-IDEA


Livros Online sobre a História da Educação Especial

 


Importante: A divulgação de todos os materiais do Memorial da Educação Especial aqui apresentados reconhece e atende o disposto na legislação brasileira e as orientações da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos - ABDR (link externo)