Outros Clássicos


(Total de Livros: 76)

 

ABRAMOWICZ, Anete. A menina repetente. Campinas, SP: Papirus, 4. ed. 2001. 111 p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

AMARAL, Lígia Assumpção. Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo. 1. ed. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo. 2004. 174 p.

AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules). 1. ed. São Paulo, SP: Robe Editorial. 1995. 205 p.

AMARAL, Lígia Assumpção. Pensar a diferença/deficiência. 1. ed. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. 1994. 91 p.

AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Psicologia do excepcional. 1. ed. São Paulo, SP: EPU. 1986. 76 p. Temas Básicos de Psicologia.

APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Tradução de Lilia Loman. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2017. 310 p.

AQUINO, Julio Groppa. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 1. ed. São Paulo, SP: Summus. 1998. 215 p.

AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 18. ed. São Paulo, SP: Summus. 2016. 148 p.

BALL, Stephen J. Foucault, power, and education. 1. ed. Londres: Routledge. 2013. 178 p.

BAREMBLIT, Gregorio. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Instituto Felix Guatarri. 2002. 214 p. (Biblioteca Instituto Felix Guatarri).

BECKER, Howard S. Outsiders: études de sociologie de la déviance. Jean Pièrre Briand e Jean Michel Chapoulie. 1. ed. Paris: Éditions Métailié. 1985. 248 p.

BLOCH, Marc Leopold Bejnamin. Apologia da história, ou, o ofício de historiador. Tradução de André Telles. 3. ed. Rio de Janeiro, Zahar. 2001. 159 p.

BUENO, José Geraldo Silveira. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2. ed. São Paulo, SP: EDUC. 2004. 187 p.

BUSCAGLIA, Leo F. Os deficientes e seus pais. The disables and their parents. 3. ed. Rio de Janeiro: Record Nova Era. 1997. 415 p.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 11. ed. Porto Alegre, RS: Mediação. 2016. 176 p.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Os fora de série na escola. 1. ed. Campinas, SP: Armazém do Ipê. 2005. 89 p.

DE ROTTERDAM, Erasmo. Elogio da loucura. Tradução de Ciro Mioranza. 1. ed. São Paulo, SP: Lafonte. 2017. 111 p. (Grandes obras do pensamento universal).

DUNN, Lloyd M. Crianças Excepcionais: seus problemas, sua educação. (vol. 1). Tradução de  Ceres de Albuquerque. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Livros Técnicos e Científicos Editora. 1975. 213 p.

DUNN, Lloyd M. Crianças Excepcionais: seus problemas, sua educação. (vol. 2). Tradução de  Ceres de Albuquerque. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Livros Técnicos e Científicos Editora. 1975. 213 p.

FERREIRA, Júlio Romero. A exclusão da diferença. 2. ed. Piracicaba, SP: Unimep. 1994. 94 p.

FOUCAULT, Michel. História da loucura: na Idade clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 10. ed. São Paulo, SP: Perspectiva. 2014. 551 p. (Estudos: Filosofia).

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Tradução de Roberto Machado. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária. 2017. 231 p.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo, SP: Editora WMF. 2010. 330 p.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 2016. 431 p.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014. 302 p.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros. Tradução de Eduardo Brandão. 1. ed. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes. 2011. 339 p. (Obras de Michel Foucault)

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária. 2017. 254 p. (Episteme - Política, Histórica-Clínica).

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. 1. ed. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes. 2010. 380 p. (Obras de Michel Foucault).

FREIRE, Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de Oliveira. Pedagogia da solidariedade. 2. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra. 2016. 142 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra. 2016. 143 p.

FURNLONG, V. J. The deviant pupil: sociological perspectives. 1. ed. Filadélfia: Milton Keynes 1985. 226 p.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. 9. ed. São Paulo, SP: Perspectiva. 2015. 312 p. (Debates: psicologia).

GOFFMAN, Erving. Stigmate: les usages sociaux des handicaps. Tradução de Alain Kihm. 1. ed. Paris: Les Éditions de Minuit. 2015. 175 p. (Le Sens Commun).

HARRISON, Albert A. A Psicologia como ciência social. Tradução de Álvaro Cabral. 1. ed. São Paulo, SP: Editora Cultrix. 1972. 524 p.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2018. 146 p.

ILLICH, Ivan. A convivencialidade. Tradução de Arsénio Mota. 1. ed. Lisboa: Publicações Europa-América. 1976. 137 p.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados. 1992. 124 p.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2012. 211 p. (Educação contemporânea).

JOHNSON, George Orville. Educação do aluno lento. Tradução de Eleonora Leitão de Carvalho. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bloch Editores. 1970. 434 p.

KARLIN, Muriel S.; BERGER, Regina. Como lidar com o aluno problema. Tradução de Ana Cecília de Carvalho Gontijo. 1. ed. Belo Horizonte: Interlivros. 1977. 220 p.

KIRK, Samuel A. Educating Exceptional Children. 1. ed. Boston: Houghton Mifflin Company. 1962. 415 p.

KIRK, Samuel A.; GALLAGHER, James J. Educating Exceptional Children. 3. ed. Boston: Houghton Mifflin Company. 1979. 545 p.

KIRK, Samuel A.; GALLAGHER, James J. Educação da criança excepcional. Tradução de Marilia Zanella Sanvicente. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes. 1996. 506 p.

LANG, Jean-Louis. A infância inadaptada: problema médico-social. Tradução de Waltensir Dutra. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores. 1978. 145 p.

LONGMORE, Paul K.; UMANSKY, Lauri. The New Disability History: american perspectives. 1. ed. New York: New York University Press. 2001. 416 p.

MAIOR, Izabel Maria Madeira de Loureiro. Reabilitação sexual do paraplégico e tetraplégico. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Revinter. 1988. 125 p.

MALTHUS, Thomas Robert. Principios de Economia Politica. Tradução de Javier Márquez. 1. ed. Mexico: Fondo de Cultura Economica. 1946. 381 p.

MANGOLD, Sally S. A teachers’ guide to the special education needs of blind and visually handicapped children. 1. ed. New York: American Foundation for the Blind. 1982. 153 p.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2011. 231 p.

McBRIDE, Earl D. Disability evaluation: principles of treatment of compensable injuries. 4. ed. Philadelphia: Lippincott. 1948. 667 p.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão marco zero: começando pelas creches. 1. ed. Araraquara, SP: Junqueira&Marin. 2010. 303 p.

MEYER, Donald J. Uncommon fathers: reflections on raising a child with a disability. 1. ed. Bethesda: Woodbine house. 1995. 206 p.

OMOTE, Sadao. Aparência e competência: uma relação a ser considerada na Educação Especial. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. 139 p.

PEREIRA, Olívia da Silva Integração do excepcional na força de trabalho. 1. ed. Brasília, DF: Departamento de Documentação e Divulgação. 1977. 170 p.

PEREIRA, Olívia; EDLER, Rosita; MACHADO, Therezinha; MUNIZ, Paulo Cesar; NOVAES, Maria Helena; ARAÚJO, Yvonne Atalécio de; CASTRO, Ana de Lourdes. Educação especial: atuais desafios. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Interamericana. 1980. 89 p.

PESSOTTI, Isaías. Deficiência mental: da superstição à ciência. 1. ed. São Paulo, SP: EdUSP.
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PESSOTTI, Isaías. Deficiência mental: da superstição à ciência. 1. ed. Marília, SP: ABPEE. 2012. 204 p.

PIAZZA, Vito. Maria Montessori: la via italiana all'handicap. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2004. 117 p.

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ROUSSEAU, Jean Jacques. A origem da desigualdade entre os homens. Tradução de Ciro Mioranza. 1. ed. São Paulo, SP: Lafonte. 2017. 111 p. (Grandes obras do pensamento universal).

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2013. 542 p.

SEELS, Barbara B.; RICHEY, Rita C.. Instructional Technology: the definition and domains of the field. 1. ed. Bloomington, IN: Association for Educational Communications and Technology. 1994. 186 p.

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SMITH, Adam. Riqueza de las naciones (Vol. II). Tradução de José Alonso Ortiz. 2. ed. Barcelona: Bosch 1949. 455 p.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed. 1999. 456 p.

TELFORD, Charles W.; SAWREY, James M. O Indivíduo Excepcional. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores. 1978. 642 p.

THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. A educação de pessoas com deficiência no Brasil: políticas e práticas de governamento. 1. ed. Curitiba, PR: Appris. 2017. 101 p. Ciências Sociais.

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VLACHOU, Anastasia D. Struggles for Inclusive Education. 1. ed. Bristol: Open University Press. 1997. 198 p. Disability, Human Rights & Society.

VON HUMBOLDT, Wilhelm. Os limites da ação do Estado. Tradução de Jesualdo Correia. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Topbooks Editora. 2004. 374 p. (Liberty Classics).

WEBER, Max. Economía y Sociedad. José Medina Echavarría, Tradução de Juan Roura Parella, Eduardo García Máynes, Eugenio Ímaz y José Ferrater Mora. 1. ed. México: Fondo de Cultura Econômica. 1944. 659 p.

 


Livros digitalizados e disponibilizados em outros sites

Grupo de estudos discursivos em arte e design - Livros de Michel Foucault (link externo)