Capítulos

Conforme orientações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), cada referência a seguir é acompanhada do link externo da editora, sempre que disponível e, em alguns casos, conseguimos disponibilizar o capítulo em ODT (Open Document Text) e em PDF (Portable Document Format).

(Número de Capítulos: 13)

 

Internacionais

MENDES, Enicéia Gonçalves ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Teacher education for diversity in Brazil: perspectives from the National Observatory on Special Education. In: Elizabeth Walton; Ruksana Osman. (Org.). Teacher education for diversity: conversations from the global south. 1 ed. Nova York: Routledge, 2018, v. 1, p. 139-152. (link externo).

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Accessibility in higher education: current challenges in Brazil. In: Sergio Pace; Marisa Pavone; Davide Petrini. (Org.). UNIversal Inclusion: rights and opportunities for students with disabilities in the academic context. 1 ed. Milão: Franco Angeli, 2018, v. 1, p. 61-70. (link externo).

DE ANNA, Lucia ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio ; MAGNANINI, Angela. Il Progetto Europeo ‘Univers Emploi’. In: Lucia de Anna. (Org.). Le esperienze di integrazione e inclusione nelle università tra passato e presente.. 1 ed.Milano: Franco Angeli, 2016, v. 1, p. 150-177. (link externo).

 


Nacionais

SILVA, Inaê de Andrade e; PEREIRA, Rodrigo Vinícius; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. O direito ao acesso à informação sob a perspectiva da acessibilidade. In: Alaerte Antonio Martelli Contini; Gustavo de Souza Preussler; Washington Cesar Shoiti Nozu (Orgs.). Fronteiras e direitos humanos: análises interdisciplinares. Curitiba: Íthala, 2021. pp. 213-225. (.pdf 9.468 Kb)

 

LIMA, André Henrique de, JUÁREZ, Miriam Viridiana Verástegui, CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Pessoas com Deficiência na Educação Superior: o caso UFSCar. In: Acessibilidade e Inclusão no ensino superior: Reflexões e ações em universidades brasileiras [Ebook]. Ana Claudia Maranhão Sá; Vanessa Helena Santana Dalla Déa. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. 116 p. (Coleção Inclusão).

D'AFFONSECA, Sabrina Mazo; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; PAES, Deisiana Campos. Prevenção da violência contra pessoas com deficiência. In: Alaerte Antonio Martelli Contini; Camilo Pereira Carneiro Filho; Gustavo de Souza Preussler. (Org.). Fronteiras e direitos humanos em perspectiva. 1 ed. Curitiba: Íthala, 2019, v. 1, p. 41-55. (.pdf 544 Kb) ou (.odt 2.544 Kb).

RIBEIRO, Eduardo A. ; NOZU, Washington Cesar Shoiti; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Educação Inclusiva na União Europeia. In: Tomaz Esposito Neto; Henrique Sartori. (Org.). União Europeia: visões brasileiras. 1 ed. Curitiba: Editora Appris, 2019, v. 1, p. 47-59. (link externo).

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MENDES, Enicéia Gonçalves. Aproximações entre a Legislação Brasileira e Italiana sobre Educação de Estudantes com Deficiências. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amelia Almeida; Leonardo Santos Amâncio Cabral. (Org.). Perspectivas Internacionais da Educação Especial e Educação Inclusiva. 1 ed. Marília: ABPEE, 2018, v. 1, p. 151-166. (sem link).

SILVA, Aline Maira da; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. A Consultoria Colaborativa escolar na Educação Especial: conceitos, princípios e estágios de intervenção. In: Giovani Ferreira Bezerra. (Org.). Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: concepções e práticas. 1 ed. Campo Grande: UFMS, 2016, v. 1, p. 53-70. (sem link).

MENDES, Enicéia Gonçalves; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Observatório Nacional de Educação Especial: pesquisa colaborativa e contribuições para a formação continuada de professores. In: Theresinha Guimarães Miranda. (Org.). Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 51-66. (link externo).

SILVA, Aline Maira da; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Formação de professores e a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. In: Eugenia Portela de Siqueira Marques; Miguel Gomes Filho. (Org.). Educação, diversidades e inclusão: os desafios para a Docência. 1 ed. Campo Grande: Life Editora, 2016, v. 1, p. 165-180. (sem link).

SILVA, Aline Maira da ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; SOUZA, Annye de Picoli. O professor de apoio sob a perspectiva de familiares de alunos com deficiências. In: Celi Corrêa Neres; Lucilene Soares da Costa. (Org.). Formação de Professores, Infância e Diversidades. 1 ed. Campo Grande: Life Editora, 2016, v. 1, p. 165-180. (sem link).

MENDES, Enicéia Gonçalves; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; CIA, Fabiana. A formação de professores para atuação nas salas de recursos multifuncionais: breve contextualização. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia; Leonardo Santos Amâncio Cabral. (Org.). Inclusão Escolar e os Desafios para a Formação de Professores em Educação Especial. 1 ed. São Carlos: Marquezine & Manzini - ABPEE, 2015, v. 3, p. 25-38. (sem link).

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; PACCO, A. F. R. ; SILVA, E. R. M. ; BARBOSA, T. M. A. F. ; MENDES, Enicéia Gonçalves. Salas de Recursos Multifuncionais sob a perspectiva de professores e gestores do município de São Carlos-SP: formação em foco. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia; Leonardo Santos Amâncio Cabral. (Org.). Inclusão Escolar e os Desafios para a Formação de Professores em Educação Especial. 1 ed. São Carlos: Marquezine & Manzini - ABPEE, 2015, v. 3, p. 367-384. (sem link).

MENDES, Enicéia Gonçalves; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; CIA, Fabiana. O Atendimento Educacional Especializado e a formação de professores especializados: conclusões. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia; Leonardo Santos Amâncio Cabral. (Org.). Inclusão Escolar e os desafios para a Formação de Professores em Educação Especial. 1 ed. São Carlos: Marquezine & Manzini - ABPEE, 2015, v. 3, p. 513-528.(sem link).