Agendamento para exame de Qualificação

As solicitações para os exames de qualificação deverão ser realizadas por meio do sistema ProPGWeb seguindo as orientações abaixo:

1- Solicitação aluno(a)

O/A aluno/a deve acessar o ProPGWeb (link externo) e seguir as instruções do Perfil 'Aluno/a'.

Tutorial - Aluno/a - Solicitação de Exame Qualificação (link externo)

• Deverá ser indicado data e hora da realização do exame.
  • Devido à pandemia, deverá ser assinalado que o exame ocorrerá de forma à distância e a participação de todos os membros também deverá ser assinalada nesta modalidade;
  • Com relação aos docentes externos participantes das bancas, caso o membro indicado já exista na base de dados do ProPGWeb, serão preenchidos automaticamente os campos "Nome", "e-mail" e "Instituição".
  • Certifique-se de que o e-mail esteja atualizado, caso contrário, insira o e-mail atualizado no campo "e-mail".
  • Caso o membro da banca correspondente não se encontre cadastrado na base de dados do  ProPGWeb, é possível digital nos campos "Nome", "e-mail" e "Instituição".

2- Orientador

Quando o/a aluno/a inserir uma solicitação de agendamento de exame, o orientador será notificado(a) por e-mail para que acesse o ProPGWeb e dê sua anuência à solicitação.

O orientador deve acessar o ProPGWeb (link externo) e seguir as instruções do  Perfil 'Orientador' - Tutorial - Orientador - Solicitação de Exame de Qualificação (link externo)

• deve verificar se os dados preenchidos pelo/a aluno/a foram preenchidos adequadamente e se corresponde ao previamente combinado.
  • caso seja necessário alguma correção, o(a) orientador(a) pode realizá-la, alterando as informações no campo correspondente.
  • caso tenha algum problema, não sendo possível fazer correções, o orientador mediante justificativa pode recusar a solicitação. Havendo recusa, o/a aluno/a deverá realizar nova solicitação.
  • Ao aceitar a solicitação, o(a) orientador(a) declara sua anuência com relação ao pedido de exame de qualificação.

3- Autorização do Programa

- Após a anuência do orientador, a solicitação será analisada pelo Conselho do PPGEEs.

- Sendo autorizada a solicitação de agendamento de Exame de Qualificação no ProPGWeb, os membros da banca Examinadora receberão e-mail automático, formalizando o convite e contendo orientações a respeito do Exame de Qualificação.

4- Realização do exame de qualificação e lançamento dos dados pelo Orientador no sistema

Realizar o exame conforme previsto e, ao término da banca, o orientador precisará acessar o sistema ProPGWeb e preencher os dados referentes ao Exame.

5- Certificado emitido pelo ProPGWeb

O sistema ProPGWeb encaminhará automaticamente o certificado de participação aos membros da banca.

Links dos vídeos tutoriais: