Reportagens
- OLIVEIRA, Elida. Nova política nacional para alunos com deficiência é lançada com ressalvas de especialistas sobre abordagem para inclusão. G1 Educação. 2020/10/02 (link externo)
- KOTSCHO, Ricardo. Que diria Paulo Freire? Decreto presidencial segrega alunos com deficiência. UOL. 2020/10/03 (link externo)
- ARAÚJO, Edgilson Tavares de. Retrocessos e negação do direito à educação para as pessoas com deficiência: cooptação, capacitismo[i] e segregação institucionalizada pelo Decreto 10.502/2020. 2020/10/05 (link externo)
- LEMOS, Vinícius. Como a escola especial atrasou o desenvolvimento do meu filho com autismo. BBC. 2020/10/08 (link externo).
- GONZAGA, Eugênia Augusta. Educação inclusiva, capacidade civil e quem mais chegar: uma defesa dos direitos de pessoas com deficiência como procuradora e mãe. Jota. 2020/10/09 (link externo)
- MENDES, Conrado Hübner. Deixem crianças na gaiola: educação do apartheid, pelo apartheid, para o apartheid. Folha de São Paulo. 2020/10/06 (link externo)
- ROCHA, Júlia. Nossa sociedade tem muito mais experiência em segregar do que incluir. UOL. 2020/10/11 (link externo)
- FERNANDES, Jane. Foco em escolas especiais e falta de debate geram críticas à nova política educacional. Foco. 2020/10/12 (link externo)
- LIMA, Luciana. Mara Gabrilli: "Governo segue rumo à segregação das pessoas com deficiências". 2020/10/12 (link externo)
- NORONHA, Danielber. Novas regras da Política Nacional de Educação Especial podem gerar retrocessos, ponderam especialistas. 2020/10/12 (link externo)
- BARONE, Isabelle. Nova Política do MEC para alunos com deficiência: por que a inclusão total não se sustenta. 2020/10/13 (link externo)
- OLIVEIRA, Felipe. Escola inclusiva ensina que há mais semelhanças do que diferenças. FOLHA DE SÃO PAULO. 2020/10/13 (link externo)
- VENTURA, Luiz Alexandre Souza. Projetos no Congresso e ação no STF podem derrubar PNEE 2020. ESTADÃO. 2020/10/13 (link externo)
- GUTERRES, Cris. Decreto sobre educação especial é uma violência contra estudantes do país. UOL. 2020/10/14 (link externo)
- RUTH, Anna. Inclusão: Governadora destaca políticas públicas para pessoas com deficiência. 2020/10/14 (link externo)
- ANTUNES, André. Retrocesso na educação especial. 2020/10/15 (link externo)
- MENDES, Rodrigo Hübner. Caminhos para a revogação do Decreto da inclusão. 2020/10/16 (link externo)
- SAMPAIO, Cristiane. BdF Explica: Quais as consequências do decreto de Bolsonaro sobre educação especial?. Brasil de Fato. 2020/10/18 (link externo)
- LEAL, Ana Carolina. Decreto de Bolsonaro pode afetar mais de mil alunos em Piracicaba. 2020/10/19 (link externo)
- COLETIVO FEMINISTA HELEN KELLER. Em votação: Nova Política de Educação Especial segrega pessoas com deficiência. Justificando. 2020/10/19 (link externo)
- BARBOSA, Eduardo. A pessoa com deficiência intelectual e o Decreto nº 10.502/20. Correio Braziliense. 2020/10/20 (link externo)
- SANTOS, Mônica Pereira dos. O Especial da Educação e o Decreto 10.502, de 30/09/2020. 2020/10/22 (link externo)
- CANINEU, Maria Laura; RIOS-ESPINOSA, Carlos. Opinião: Não à segregação das pessoas com deficiência nas escolas. UOL. 2020/10/23 (link externo)
- MENDES, Rodrigo Hübner. União de redes faz mais verão. UOL. 2020/10/23 (link externo)
- ARAÚJO NETO, José de. É positivo o decreto do governo que possibilita separar alunos com deficiência em escolas especiais? NÃO: segregar é ignorar potenciais e limitar o desenvolvimento como ser humano (link externo). FOLHA DE SÃO PAULO. 2020/10/23 (link externo)
- MAIA, Karina. Pais de alunos com necessidades especiais e educadores questionam decreto federal que prevê escolas exclusivas. 2020/10/25 (link externo)
- ROBERTO NETTO, Paulo. Grupo das Defensorias Públicas vai ao STF contra política de Bolsonaro que separa alunos deficientes. UOL Notícias. 2020/10/26 (link externo)
- VALENTE, Fernanda. Defensorias Públicas ingressam no STF contra nova política de educação especial. ConJur. 2020/10/26 (link externo)
- GARCIA, Diego. Defensorias vão ao STF contra nova política de educação especial por ampliar discriminação: doze instituições dizem que decreto federal viola garantia de inclusão de pessoas com deficiência. Folha de São Paulo. 2020/10/27 (link externo)
- CDPCD/CFOAB. Comissão divulga parecer contrário à nova Política Nacional de Educação Especial. 2020/10/27 (link externo)
- VÁRIOS AUTORES. Por que Decreto da Exclusão? Documento ataca de modo letal não apenas estudantes com deficiência, o público da modalidade educação especial, mas o sistema de ensino da nação. Folha de São Paulo. 2020/10/27 (link externo)
- CECI, Mariana. PNEE poderá segregar 20 mil alunos com deficiência no RN. Tribuna do Norte. 2020/10/30 (link externo)
- VIVAS, Fernanda; FALCÃO. Márcio. Governo diz ao STF que nova política nacional para alunos com deficiência não gera 'segregação' Decreto que prevê unidades especializadas para esses estudantes foi criticado por especialistas e gerou ação no tribunal. Intenção é ampliar quantidade de beneficiados, diz AGU. 2020/11/25 (link externo)
- VIVAS, Fernanda; FALCÃO, Márcio. Toffoli suspende decreto da nova política de educação para alunos com deficiência: regras publicadas no fim de setembro citam escolas especializadas para esses estudantes; ação do PSB aponta prejuízo à inclusão. Decisão deve ser levada ao plenário no dia 11. 2020/12/01 (link externo)
- VIVAS, Fernanda; FALCÃO, Márcio. STF forma maioria a favor de manter suspenso decreto do governo sobre educação especial: nova Política Nacional de Educação Especial foi publicada em outubro, mas está suspensa por determinação de Toffoli. Julgamento, em plenário virtual, vai até as 23h59 desta sexta. 2020/12/18 (link externo)
- DCM. Vídeo: Bolsonaro chama alunos deficientes de “atrasados” e defende separá-los dos que têm “inteligência”. 2021/01/07 (link externo)
- VENTURA, Luiz Alexandre Souza. PSOL pede providências por fala de Bolsonaro sobre educação inclusiva. 2021/01/07. (link externo)