Orientação Profissional e Competências

(Total de Livros: 58) 

 

AKABAS, Sheila Hill; GATES, Lauren B.; GALVIN, Donald E. Disability management: a complete system to reduce costs, increase productivity, meet employee needs, and ensure legal compliance. 1. ed. New York: AMACOM 1992. 282 p.

ALLES, Martha Alicia. Diccionario de competencias - La trilogía: las 60 competencias más utilizadas. 1. ed. Buenos Aires: Granica. 2012. 264 p.

ARCHER, Margaret S. Riflessività umana e percorsi di vita: come la soggettività umana influenza la mobilità sociale. Paolo Boccagni. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2007. 524 p.

BATINI, Federico. (Org.). Manuale per orientatori: metodi e scenari per l'empowerment personale e professionale. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2008. 301 p.

BELLUSCI, Silvia Meirelles. Doenças profissionais ou do trabalho. 12. ed. São Paulo: Editora Senac. 2013. 149 p.

BERKOWITZ, Monroe; HILL, Anne. (Orgs.). Disability and the labor Market: economic problems, policies, and programs. 2. ed. New York: ILR Press. 1989. 319 p.

BOCK, Silvio Duarte. Orientação Profissional: a abordagem sócio-histórica. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2018. 214 p.

BONELLI, Maria da Gloria. Profissionalismo e política no mundo do direito: as relações dos advogados, desembargadores, procuradores de justiça e delegados de polícia com o Estado. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2002. 303 p.

BUZZELLI, Alessandra; BERARDUCCI, Monica; LEONORI, Carlotta. Persone con disabilità intellettiva al lavoro: metodi e strumenti per l'integrazione. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2009. 189 p. (Guide per l'educazione Speciale).

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de; MARQUES, Antônio Luiz. (Orgs.). O trabalho e as pessoas com deficiência: pesquisas, práticas e instrumentos de diagnóstico. 1. ed. Curitiba, PR: Juruá. 2009. 304 p. 

CHAUÍ, Marilena. A idelologia da competência. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora. 2014. 221 p. (Escritos de Marilena Chauí, 3).

COLBERT, Marie de. Guide de l'insertion professionnelle des travailleurs handicapés. 1. ed. Paris: Dunod. 2003. 500 p. (Guides).

CONSEIL SCIENTIFIQUE DU FIPHFP. (Org.). L'inclusion socioprofessionnelle des personnes em situation de handicap psychique, mental et cognitif. 1. ed. Lyon: Chronique Sociale. 2016. 127 p. (Comprendre la société).

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo. 2017. 236 p.

COSTA, José Ricardo Caetano. Perícia biopsicossocial: aplicabilidade, metodologia, casos concretos. 1. ed. São Paulo: LTr. 2018. 128 p.

DAMASCENO, Allan; PAULA, Lucília Lino de; MARQUES, Valéria. (Orgs.). Educação profissional inclusiva: desafios e perspectivas. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: EDUR. 2012. 214 p. (Pensamento pedagógico da educação profissional e tecnológica).

DEMO, Pedro. Habilidades e competências no século XXI. 3. ed. Porto Alegre, RS: Mediação. 2012. 104 p.

EBERSOLD, Serge. (Org.). Transitions to tertiary education and work for youth with disabilities. 1. ed. Paris: OECD Publishing. 2012. 179 p. (Education and Training Policy).

EDELSTEIN, Cecilia. Il counseling sistemico pluralista: dalla teoria alla pratica. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2011. 395 p. (Psicologia).

FARELLO, Patrizia; BIANCHI, Ferruccio. Progetto di vita e orientamento: attività psicoeducative per alunni dagli 8 ai 15 anni. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2005. 296 p. (Materiali per l'educazione).

FOSSIER, Robert. O trabalho na Idade Média. Marcelo Berriel. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2018. 263 p.

FREEDBERG, Edmund J. Ativação: Competência Básica: Convertendo o Potencial Individual e Empresarial em Desempenho Excelente. Neyd Siqueira. 1. ed. São Paulo: Educator. 2000. 280 p.

GIL, Marta. Caminhos da inclusão: a história da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP. 1. ed. São Paulo, SP: SENAI-SP Editora. 2012. 248 p. (Engenharia da formação profissional).

GIORDANO, Blanche Warzée. (D)eficiência e trabalho: analisando suas representações. 1. ed. São Paulo, SP: Annablume-Fapesp. 2000. 168 p.

GOYOS, Antonio Celso de Noronha. A Profissionalização de Deficientes mentais: estudo de verbalizações de professores acerca dessa questão. 1. ed. São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos. 1995. 128 p.

GRANADOS, Anabel Corral. (Org.). Vocational education and training: policy and practice in the field of special needs education. 1. ed. Bruxelas: European Brussels: Agency for Development in Special Needs Education. 2012. 62 p. (Lifelong Learning Programme).

GUSKEY, Thomas R.; HUBERMAN, Michael. Professional development in education: new paradigms and practices. 1. ed. New York: Teacher College Press. 1995. 272 p.

HOUGH, Margaret. Abilità di counseling: manuale per la prima formazione. Riccardo Mazzeo. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2011. 245 p. (Psicologia).

LEITE, Maria Stella Sampaio. Orientação Profissional. 1. ed. São Paulo, SP: Blucher. 2018. 136 p. (O que fazer?)

LEME, Maria Eduarda Silva. Deficiência e o mundo do trabalho: discursos e contradições. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2015. 176 p. (Coleção Educação Contemporânea).

LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação Profissional em ação: formação e prática de orientadores. Vol. 1. 1. ed. São Paulo, SP: Summus Editorial. 2017. 312 p.

LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação Profissional em ação: formação e prática de orientadores. Vol. 2. 1. ed. São Paulo, SP: Summus Editorial. 2018. 278 p.

LORENTZ, Lutiana Nacur. A norma da igualdade e o trabalho das pessoas com deficiência. 2. ed. São Paulo, SP: LTR. 2016. 408 p.

LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional. 9. ed. São Paulo, SP: Summus. 2017. 148 p.

MANICA, Loni Elisete; CALIMAN, Geraldo. Inclusão das pessoas com deficiência na educação profissional e no trabalho. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial. 2015. 212 p.

MARTINEZ, Wladimir Novaes. Benefícios previdenciários das pessoas com deficiência. 3. ed. São Paulo: LTr. 2018. 219 p.

MARTINEZ, Wladimir Novaes. Provas da incapacidade laboral: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: LTr. 2018. 248 p.
MEARNS, Dave; THORNE, Brian. Counseling centrato sulla persona. Serena Banal. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2006. 183 p.

MELO, Sandro Nahmias. O direito ao trabalho da pessoa portadora de deficiência: o princípio constitucional da igualdade - ação afirmativa. 1. ed. São Paulo: LTr. 2004. 200 p.

MILNER, Judith; O'BYRNE, Patrick. Il counseling narrativo: interventi brevi centrati sulle soluzioni. Paolo Boccagni. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2010. 226 p. (Psicologia).

MUCCHIELLI, Roger. Apprendere il counseling: manuale di autoformazione al colloquio d'aiuto. Bruno Bortoli. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2011. 171 p. (Metodi e Tecniche del Lavoro Sociale).

NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Introdução à orientação educacional. 5. ed. São Paulo: Atlas. 1992. 283 p.

OECD. (Org.). Inclusion of students with disabilities in tertiary education and employment. 1. ed. Paris: OECD Publishing. 2011. 140 p. (Education and Training Policy).

PAVONE, Marisa. (Org.). Famiglia e progetto di vita: crescere un figlio disabile dalla nascita alla vita adulta. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2009. 328 p. (Guide per l'educazione Speciale).

PICONEZ, Stela C. Bertholo. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 1. ed. Campinas, SP: Papirus. 2012. 128 p. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

PIMENTA, Selma Garrido. A decisão em orientação profissional: caracterização do significado da orientação vocacional na educação brasileira, através da crítica aos enfoques da psicologia e da fenomenologia existencial. 1. ed. São Paulo, SP: PUC-SP. 1979. 130 p. (Dissertação)

PLAISANCE, Éric. Autrement capables: école, emploi, société: pour l'inclusion des personnes handicapées. 1. ed. Paris: Éditions Autrement. 2009. 205 p. (Mutations).

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed. São Paulo: Cortez. 2011. 128 p.

ROVAI, Esméria. (Org.). Competência e competências: contribuição crítica ao debate. 1. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2010. 199 p.

SACRISTÁN, José Gimeno et al. (Org.). Educar por competências: o que há de novo? Carlos Henrique Lucas Lima 1. ed. Porto Alegre: Artmed 2011. 264 p.

SALAS, Carlos; KREIN, José Dari; BIAVASCHI, Magda Barros; LEITE, Marcia de Paula. Trabalho e regulação em perspectiva comparada. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2017. 330 p.

SANTIAGO, Antônio Cláudio Queiroz. As competências das pessoas: potencializando seus talentos. 7. ed. São Paulo, SP: DVS Editora. 2008. 110 p.

SCHMIDT, Maria Luiza Gava; DEL-MASSO, Maria Candida Soares. (Org.). Readaptação Profissional: da teoria à prática. 1. ed. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica. 2014. 228 p.

SILVA, Diego Nassif da. Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho: o conceito de pessoa com deficiência e sua aplicação jurídica. 1. ed. Curitiba, PR: Juruá. 2013. 238 p.

SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial. 2018. 196 p.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Carlos Henrique Lucas Lima 1. ed. Porto Alegre: Artmed 2010. 197 p.

ZAFIROPOULOS, Markos. Les arriérés: de l'asile a l'usine. 1. ed. Paris: Payot. 1981. 271 p. (Médecine et societés).

ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. (Org.). O nível médio de escolarização em questão: história e discursos contemporâneos. 1. ed. Dourados, MS: Ed. UFGD. 2016. 109 p.