Metodologia da Pesquisa


(Número de livros: 32)


AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. Tradução de Lorí Viali. 4. ed. Porto Alegre, RS: Penso. 2012. 664 p.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Publication manual of the American Psychological Association. 4. ed. Washington, DC: American Psychological Association. 1994 p. 368 p.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto. 1. ed. São Paulo, SP: Edições 70. 2016. 279 p. 

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2012. 412 p.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com texto: imagem e som - um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2015. 516 p.

BLOOR, Michael; FRANKLAND, Jane; THOMAS, Michelle; ROBSON, Kate. I focus group nella ricerca sociale. Tradução de Paolo Boccagni. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2002. 154 p.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. 1. ed. São Paulo, SP: Editora UNESP. 2004. 86 p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo, SP: Brasiliense. 1999. 252 p.

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp. 2012. 117 p.

CHARTIER, Roger. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. Tradução de Luzmara Curcino.
1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2014. 90 p.

COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina editora. 2007. 164 p.

COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina editora. 2007. 160 p.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed. 2014. 341 p.

DELA COLETA, José Augusto. Atribuição de causalidade: teoria e pesquisa. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. da Fundação Getúlio Vargas. 1982. 156 p.

DELA COLETA, José Augusto; DELA COLETA, Marilia Ferreira. Atribuição de causalidade: teoria, pesquisa e aplicações. 2. ed. Taubaté, SP: Cabral Livraria e Editora Universitária. 2006. 371 p.

ECO, Umberto. Interpretazione e sovrainterpretazione: un dibattito com Richard Rorty, Jonathan Culler e Christine Brooke-Rose. 3. ed. Milano: Tascabili Bompiani. 2004. 208 p.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando SPSS. Tradução de Lorí Viali. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed. 2009. 688 p.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em Educação: a pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. 1. ed. São Paulo, SP: Edições Loyola. 2018. 181 p.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2018. 87 p.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. 1. ed. Brasília, DF: Líber Livro Editora. 2005. 77 p. (Série Pesquisa).

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas. 2016. 200 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas. 2017. 173 p.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record. 2009. 107 p.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigativa, formação e produção de conhecimentos. 1. ed. Brasília, DF: Líber Livro Editora. 2008. 136 p. (Série Pesquisa).

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 6. ed. Curitiba, PR: Juruá. 2016. 100 p.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 13 ed. São Paulo, SP: Perspectiva. 2017. 323 p. (Debates).

MANZINI, Eduardo José. Análise de entrevista. 1. ed. Marília: ABPEE, 2020. 284 p.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Mazza Edições. 2014. 312 p.

NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial. 1. ed. São Carlos: Marquezini & Manzini – ABPEE. 2014. 146 p.

OLSEN, Wendy. Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Tradução de Daniel Bueno. 1. ed. Porto Alegre, RS: Penso. 2015. 231 p.

SOUZA, Genival Evangelista de Manual do trabalho acadêmico-científico. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books. 2017. 288 p.

SZYMANSKI, Heloisa. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2018. 95 p. (Pesquisa).