Fundamentos e Práticas por tipo de deficiência

(Número de livros: 30)

Altas Habilidades / Superdotação

MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. 1. ed. Curitiba, PR: Juruá. 2012. 274 p.

PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; STOLTZ, Tania. Altas habilidades / superdotação (AH/SD) e criatividade: contribuições do sociointeracionismo de Vygotsky e da pedagogia Waldorf de Rudolf Steiner. 1. ed. Curitiba, PR: Juruá. 2020. 116 p.

RANGNI, Rosemeire de Araújo; MASSUDA, Mayra Berto; COSTA, Maria da Piedade Resende da. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação: temas para pesquisa e discussão. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2017. 167 p.

RANGNI, Rosemeire de Araújo. (Org.). Altas habilidades: sugestões para pesquisadores e educadores. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2019. 240 p.

VIRGOLIM, Angela. (Org.). Altas habilidades/superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. 1. ed. Curitiba, PR: Juruá. 2018. 354 p.

Deficiência Intelectual

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Deficiência Mental. 1. ed. Brasília, DF: SEESP 1997. 150 p. (Série Atualidades Pedagógicas Intelectual).

COSTA, Maria da Piedade Resende da. Alfabetização de deficientes mentais. 3. ed. São Paulo, SP: EDICON. 1997. 142 p. (Coleção acadêmica: Série Comunicação).

COSTA, Maria da Piedade Resende da. Matemática para deficientes mentais. 1. ed. São Paulo, SP: EDICON. 1997. 111 p. (Coleção acadêmica: Série Comunicação).

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Conhecimento escolar e deficiência intelectual: dados da realidade. 1. ed. Curitiba, PR: CRV. 2018. 168 p.

PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: NAU. 2014. 296 p.

SAAD, Suad Nader. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com Síndrome de Down. 1. ed. São Paulo, SP: Vetor. 2003. 304 p.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Sugestões metodológicas para o ensino de deficientes mentais educáveis. 2. ed. São Paulo, SP: SE/CENP. 1992. 70 p.

Deficiência Auditiva e Surdez

COSTA, Maria da Piedade Resende da. O deficiente auditivo: aquisição da linguagem, orientações para o ensino da comunicação e um procedimento para o ensino da leitura e escrita. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 1994. 104 p.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2013. 254 p.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. (Orgs.). Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2016. 241 p.

SKLIAR, Carlos. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 5. ed. Porto Alegre, RS: Mediação. 2017. 270 p.

SKLIAR, Carlos. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 6. ed. Porto Alegre, RS: Mediação. 2016. 207 p.

Deficiência Visual

GOMES FILHO, Antonio Costa. (Org.). Base de dados em tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual BADATEC. 1. ed. Curitiba, PR: Appris. 2016. 193 p.

Surdocegueira

CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira; COSTA, Maria da Piedade Resende. Surdocegueira: níveis e formas de comunicação. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2016. 139 p.

Transtorno do Espectro do Autismo

BORGES, Adriana Araújo Pereira; NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães. O aluno com autismo na escola. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras. 2018. 318 p. (Toda criança pode aprender).

DONVAN, John; ZUCKER, Caren. Outra sintonia: a história do autismo. Tradução de Luiz A. de Araújo. 1. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras. 2017. 659 p.

GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Tradução de Cristina Cavalcanti. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record. 2018. 251 p.

Deficiência Múltipla

ARAÓZ, Susana Maria Mana de; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Deficiência Múltipla: as técnicas Mapa e caminho no apoio à inclusão. 1. ed. Jundiaí: SP: Paco Editorial. 2015. 128 p.

COSTA, Maria da Piedade Resende da. (Org.). Múltipla deficiência: pesquisa & intervenção. 1. ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores. 2008. 129 p.

Síndrome Congênita do Zika Vírus

CANUTO, Marisa Siqueira Brandão et al. (Orgs.). Atenção às crianças com síndrome congênita do zika virus. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: Book Toy. 2020. 160 p.

DINIZ, Debora. Zika: do sertão nordestino à ameaça global. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira. 2016. 192 p.

McNEIL, Donald. Zika: a epidemia emergente. 1. ed. São Paulo, SP: Planeta. 2016. 223 p.

VILLACHAN-LYRA, Pompéia; ALMEIDA, Eliana. Síndrome congênita do vírus da zika, microcefalia e outras alterações do neurodesenvolvimento: guia prático para profissionais da educação. 1. ed. Curitiba, PR: Appris. 2019. 75 p. (Multidisciplinaridade em saúde e humanidades).

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Observação: TDAH não é considerada deficiência e não compõe o público alvo da Educação Especial.

RIBEIRO, Vânia de Morais. O TDAH na família e na sociedade: um estudo sobre os relacionamentos sociais e familiares de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 1. ed. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo. 2014. 102 p.

SOUZA, Warley Carlos de. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, medicina e educação: encontros e desencontros. 1. ed. Dourados, MS: Ed. UFGD. 2014. 105 p.