Educação Superior


(Número de livros: 33)

 

ALMEIDA, Maria de Lourdes P.; MENDES, Vitor Hugo. (Orgs.). (Des)construção da universidade na era do "pós": tensões, desafios e alternativas. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras. 2010. 238 p. (Educação geral, Educação superior e formação continuada do educador).

AUSEC, Ingrid Caroline de Oliveira; FORNAZARI, Silvia Aparecida. Formação docente no ensino superior: capacitação comportamental para inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. 1. ed. São Carlos, SP: Marquezine & Manzini, ABPEE. 2014. 136 p.

BENINCÁ, Dirceu. (Org.). Universidade e suas fronteiras. 1. ed. São Paulo, SP: Outras Expressões. 2011. 196 p.

BUARQUE, Cristovam. A universidade na encruzilhada. 1. ed. São Paulo, SP: Editora UNESP. 2014. 343 p.

BUENO, José Geraldo Silveira. A educação especial nas universidades brasileiras. 1. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2002. 136 p.

CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de; COSTA, Valdelúcia Alves da; MIRANDA, Therezinha Guimarães Miranda. (Orgs.). Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões. 1. ed. Niterói, RJ: Intertexto. 2012. 232 p. (Educação e vida nacional).

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. 1. ed. São Paulo, SP: Editora UNESP. 2001. 205 p.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; MAUÉS, Olgaíses Cabral; HAGE, Salomão Mufarrej. (Orgs.). Expansão privado-mercantil da educação superior no Brasil. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras. 2016. 343 p. (Educação geral, Educação superior e formação continuada do educador).

CUNHA, Célio da; SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia. (Orgs.). Expansão e avaliação da Educação Superior: diferentes cenários e vozes. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço. 2016. 320 p. (Políticas públicas de Educação).

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2. ed. São Paulo, SP: Editora UNESP. 2007. 300 p.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade crítica: o ensino superior na república populista. 3. ed. São Paulo, SP: Editora UNESP. 2007. 216 p.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia À Era Vargas. 3. ed. São Paulo, SP: Editora UNESP. 2007. 305 p.

ESDRAS, Dirceu; GALASSO, Bruno. Panorama da educação de surdos no Brasil: ensino superior. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: INES. 2017. 499 p.

GENOVESE, Elisabetta; GHIDONI, Giacomo Guaraldi; STELLA, Giacomo. (Orgs.). Dislessia e università: esperienze e interventi di supporto. 1. ed. Trento: Edizioni Erickson. 2010. 163 p. (Guide per l'educazione speciale).

LEITE, Lúcia Pereira; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de; VILLELA, Lucinéa Marcelino. (Orgs.). Recursos de acessibilidade aplicados ao ensino superior. 2. ed. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica. 2017. 165 p.

LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. (Orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o projeto UFC Inclui em debate. 1. ed. Fortaleza, CE: Edições UFC. 2014. 252 p.

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; FREITAS, Deisi Sangói; CORRÊA, Guilherme Carlos; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; SILVA, Valmir da (Orgs.) Universidade hoje: o que precisa ser dito? 1. ed. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM. 2012. 456 p.

MALUSÁ, Silvana; FELTRAN, Regina Célia de Santis (Orgs.). A prática da docência universitária. 1. ed. São Paulo, SP: Factash Editora. 2003. 257 p.

MANCEBO, Deise; FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. (Orgs.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. 1. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora. 2004. 303 p.

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. (Org.). Inclusão no ensino superior: docência e necessidades educacionais especiais. 1. ed. Natal, RN: EDUFRN. 2013. 328 p.

MOTA, Carlos Guilherme. Educação, contraideologia e cultura: desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo, SP: Globo. 2011. 509 p.

PACE, Sergio; PAVONE, Marisa; PETRINI, Davide. (Orgs.). UNIversal Inclusion: rights and opportunities for students with disabilities in the academic context. 1. ed. Milano: FrancoAngeli. 2018. 298 p. (Diversità e Inclusione: percorsi e strumenti).

PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. (Org.). Ações de atenção à aprendizagem no ensino superior. 1. ed. Santa Maria, RS: Editora UFSM (PRE) 2015. 208 p.

PEREIRA, Mônica Alves de Matos Pereira. Inclusão de estudantes com necessidades especiais no Colégio Técnico da Universidade Rural (Ctur): as fronteiras do instituído e do instituinte. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Abrace um aluno escritor. 2016. 136 p.

RANIERI, Nina. Autonomia universitária: as universidades públicas e a Constituição Federal de 1988. 1. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo. 1994. 147 p. (Biblioteca Edusp de Direito).

SABIA, Claudia Pereira de Pádua. A mercantilização da Universidade via projetos de cooperação universidade-empresa. 1. ed. São Paulo, SP: Arte e Ciência. 2009. 172 p.

REAL, Giselle Cristina Martins. Impactos da avaliação na educação superior. 1. ed. Dourados, MS: Editora da UFGD. 2008. 224 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora. 2011. 116 p. (Questões da nossa época).

SCRIPTORI, Carmen Campoy (Org.). Universidade e conhecimento: desafios e perspectivas no âmbito da docência, pesquisa e gestão. 1. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras. 2004. 247 p. (Coleção Educação e Psicologia em Debate).

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade, fundação e autoritarismo: o caso UFSCar. 1. ed. São Paulo, SP: Estação Liberdade. 1993. 262 p.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. (Orgs.). Educação superior: análise e perspectivas de pesquisa. 1. ed. São Paulo, SP: Xamã. 2001. 238 p.

VALDÉS, María Teresa Moreno. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior no Brasil: caminhos e desafios. 1. ed. Fortaleza, CE: EdUECE. 2006. 174 p.

WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da. Fundamentos da Nova Educação. 1. ed. Brasília, DF: UNESCO. 2000. 78 p. (Série Educação).