Didática & Avaliação


(Total de Livros: 30)

 

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso. 2015. 270 p.

BRUNER, Jerome. Sobre a teoria da instrução. Tradução de Marcela Mitie de Souza Magari. 1. ed. São Paulo, SP: Phorte Editora. 2006. 172 p. (Instrução).

BUROW, Olaf-Axel. Gestaltpedagogia: um caminho para a escola e a educação. Tradução de Luiz Alfredo Lilienthal 3. ed. São Paulo: Summus. 1985. 184 p.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Adaptações curriculares na inclusão escolar: contrastes e semelhanças entre dois países. 1. ed. Curitiba, PR: Appris. 2018. 273 p. (Educação, Tecnologias e Transdisciplinaridade).

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; ZERBATO, Ana Paula. O que é ensino colaborativo? 1. ed. São Paulo, SP: Edicon. 2019. 96 p.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6. ed. Porto Alegre, RS: Mediação. 2014. 152 p.

CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Cortez. 2018. 142 p.

FIUZA, Patricia Jantsch; LEMOS, Robson Rodrigues. Inovação em Educação: perspectivas do uso das tecnologias interativas. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2017. 312 p.

FREITAS, Marcos Cezar de. O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. 1. ed. São Paulo: Cortez. 2012. 127 p. (Educação & Saúde).

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2018. 264 p.

IANES, Dario. A especial normalidade: estratégias de integração e inclusão para as disabilidades e as necessidades educacionais especiais. Tradução de Maria Cecília Guarniero Ferri de Barros. 1. ed. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial. 2010. 176 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2013. 287 p.

LIMA, Paulo Gomes. (Org.). Universidade e educação básica no Brasil: a atualidade do pensamento de Paulo Freire. 1. ed. Dourados, MS: Ed. UFGD. 2010. 148 p.

LIRA, Bruno Carneiro. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2016. 125 p.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. 1. ed. Apoio: Faperj. 2011. 279 p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez. 2011. 446 p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 11. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2001. 180 p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2011 272 p.

MARQUES, Antonio Francisco; GIARDINETTO, José Roberto Boettger; MACHADO, Vitor. (Orgs.). Cadernos de docência na educação básica V: o ensino na educação básica - desafios didáticos. 1. ed. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica. 2016. 252 p.

MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poésis. 1. ed. São Paulo: Cortez. 1992. 142 p.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. 1. ed. São Carlos, SP: EdUFSCar. 2014. 160 p.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? : como planejar? : currículo, área, aula. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014. 157 p.

MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber; SANTOS, Marilde; PINO, Douglas. (Orgs.). Educação a distância: dimensões da pesquisa, da mediação e da formação. 1. ed. São Paulo, SP: Artesanato Educacional. 2018. 194 p.

MOLITERNI, Pasquale. Didattica e scienze motorie: tra mediatori e integrazione. 1. ed. Roma: Armando. 2013. 320 p.

MONEREO, Carles et al. (Orgs.). Psicologia da Educação. 1. ed. Porto Alegre, RS: Penso. 2016. 182 p.

MONTEIRO, Regina Fourneaut. O lúdico nos grupos: terapêuticos, pedagógicos e organizacionais. 1. ed. São Paulo, SP: Ágora 2012. 95 p.

NAVARRO, Josep M. (Org.). Anàlisi crítica del marc curricular de la reforma des d’uma perspectiva intercultural. 1. ed. Barcelona: Institut de Ciències de l’Educatió Universitat de Barcelona. 1994. 35 p. (Papers de treball: materials experimentals).

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade ou da Modernidade como uma sociedade educativa. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora. 2011. 268 p.

PAVONE, Marisa. Valutare gli alunni in situazione di handicap: aspetti formali e individualizzazione. 2 ed. Trento: Edizioni Erickson 2000. 187 p.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso. 2017. 352 p.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados. 2018. 202 p. (Coleção educação contemporânea).