JobSkills
Tecnologia de apoio para o acesso de estudantes universitários com deficiências no mercado de trabalho
Vídeo de divulgação do JobSkills: À esquerda do vídeo os logos em disposição vertical (do aplicativo,
do CNPq, do IFSP-São Carlos, do GP-IDEA e do GTI Acessibilidade da UFSCar). Ao centro, imagens demonstrativas rápidas do aplicativo e, à direita, a janela Libras.
O Aplicativo JobSkills - PARA ANDROID: Baixe aqui o JobSkills pelo seu dispositívo móvel / celular android (link interno)
Coordenador: Leonardo Santos Amâncio Cabral (UFSCar).
Equipe: Lucas Bueno Ruas de Oliveira (IFSP-São Carlos); Matheus Rodrigues (IFSP-São Carlos); André Henrique de Lima (UFSCar); Inaê de Andrade (UFSCar); Tereza Cristina Rodrigues Vilela (UFSCar); Wanessa Ferreira Borges (UFSCar).
Colaboradores: Aline Maira da Silva (UFGD); Adriano Renzi (UFGD); Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (UFRN); Serge Ebersold (CNAM-França).
Financiamento: CNPq (Universal CNPq, processo nº 431096/2016-3)
Situação: Concluído (2017 – 2020)
Produtos diretamente relacionados (listados em seguida):
13 Artigos; 01 capítulo; 05 Trabalhos em Anais de Eventos, 01 Monografia de Especialização, 01 Trabalho de Conclusão de Curso; 01 vídeo de divulgação; 01 entrevista.
Artigos publicados
- MORGADO, L. A. S. ; CABRAL, L. S. A. Orientação profissional para estudantes universitários com deficiências: conceitos, políticas e práticas. Revista Educação Especial, 2020 (link externo).
- LIMA, A. H. ; CABRAL, L. S. A. . Gestão democrática na Educação Superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Política e Gestão Educacional (Online), 2020 (link externo).
- MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de et al. As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008 - 2015). Revista Iberoamericana de Educação Superior, México , v. 10, n. 28, p. 42-65, 2019 (link externo)
- CABRAL, L. S. A.; SANTOS, B. C.. Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. Inclusão Social (Online), v. 11, p. 105-117, 2018. (link externo).
- NOZU, W. C. S; BRUNO, M. M. G.; CABRAL, L. S. A. Inclusão no Ensino Superior: políticas e práticas na Universidade Federal da Grande Dourados. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 105-113, 2018. (link externo).
- CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 57-01-33, 2018. (link externo).
- CABRAL, L. S. A.; SANTOS, V. ; MENDES, E. G.. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso? Revista Educação e Fronteiras On-Line, v. 8, p. 111-126, 2018. (link externo).
- MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira; ARAÚJO, Eliana Rodrigues. Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Número Especial, 2018: 57-66. (link externo).
- NOZU, Washington Cesar Shoiti; SILVA, Aline Maira; ANACHE, Alexandra Ayach. Permanência do aluno com deficiência no ensino superior: dados censitários sobre as universidades federais da região centro-oeste. v.13, n. esp. 2, 2018 (link externo).
- DALLA DEA, Vanessa Helena Santana; MENDONÇA, Ana Flavia; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Uma análise do perfil dos núcleos de acessibilidade das universidades públicas federais da região Centro-Oeste. Revista Educação Especial em Debate. n. 05 .2018 (link externo).
- CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. . Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, v. 33, p. 55-70, 2017. (link externo).
- CABRAL, L. S. A.; SILVA, A. M.. Desafios para a formação de professores em educação especial e a contribuição do ensino colaborativo. Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, p. 61, 2017. (link externo).
- PLETSCH, Márcia Denise; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Estrutura e funcionamento dos núcleos de acessibilidade e inclusão nas universidades federais da região sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n. 3, 2017. (link externo).
Capítulos
- CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Accessibility in higher education: current challenges in Brazil. In: Sergio Pace; Marisa Pavone; Davide Petrini. (Org.). UNIversal Inclusion: rights and opportunities for students with disabilities in the academic context. 1 ed. Milão: Franco Angeli, 2018, v. 1, p. 61-70. (link externo).
Trabalhos Publicados em Anais
- CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Academic and Professional Guidance Technology for Tertiary Students With Disabilities. In: CEC Special Education 2020: convention & expo, 2020, Portland. 2020. (link externo)
- LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Estágio Curricular e pessoas com deficiência: da década de 1940 aos dias atuais. In: Porto International Conference on Research in Education 2019. (link externo).
- CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; OLIVEIRA, L. B. R.; RODRIGUES, M.; LIMA, A. H. JobSkills: conectando estudantes universitários com deficiências às oportunidades do mercado de trabalho. In: Porto International Conference on Research in Education 2019. (link externo).
- LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2019. São Carlos. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2019. (link externo)
- LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Tecnologias, Recursos Humanos, Orientação Acadêmica e Profissional de Universitários com Deficiência. In: XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2018, São Carlos. Anais do XXV CIC e X CIDTI - 2018, 2018. (link externo)
Monografias de Especialização
- RODRIGUES, Matheus. Jobskills: desenvolvimento de um aplicativo para apoiar o acesso de estudantes universitários com deficiências ao mercado de trabalho. 2019. Monografia (Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Carlos. 2019. 44 p. (.pdf 2.690 Kb) ou (.odt 2.925 Kb)
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
- André Henrique de Lima. Entre sons e silêncios: a orquestração da acessibilidade na Educação Superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral. (.pdf 2.258 Kb) ou (.odt 4.229 Kb)
- SILVA, Daynara Camila. Interface entre Educação Especial e Educação Laboral: uma análise integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral. (.pdf 1.123 Kb) ou (.odt 349 Kb)
Vídeos
Reportagens e Divulgação
- CIDADE ON. Aplicativo aproxima pessoas com deficiência de vagas de emprego: Ferramenta desenvolvida pela UFSCar e pelo IFSP oferece ponte entre candidatos e empregadores em busca por emprego. 2020/12/03 (link externo)
- G1 SÃO CARLOS E ARARAQUARA. UFSCar e IFSP de São Carlos criam plataforma para empregadores e pessoas com deficiência: JobSkills está disponível para uso como aplicativo no celular e pode ser baixada gratuitamente. 2020/11/11 (link externo)
- FAPESP. UFSCar e Instituto Federal de São Paulo criam plataforma para empregadores e pessoas com deficiências. 2020/11/11 (link externo)
- UFSCar e IFSP criam plataforma para empregadores e pessoas com deficiência: JobSkills é gratuito e visa evidenciar competências e superar discriminações relacionadas a pessoas com deficiência. 2020/11/12 (link externo)
- SÃO CARLOS AGORA. Em parceria com a UFSCar, aluno do IFSP São Carlos desenvolve aplicativo para ajudar pessoas com deficiência na busca de emprego. 2020/11/11 (link externo)
- CIDADE ON. UFSCar e IFSP criam plataforma para empregadores e pessoas com deficiências: JobSkills é gratuito e visa evidenciar competências e superar discriminações relacionadas a pessoas com deficiências; entenda seu funcionamento. 2020/11/11 (link externo)
- SÃO CARLOS EM REDE. UFSCar e IFSP de São Carlos criam plataforma para empregadores e pessoas com deficiências. 2020/10/29 (link externo)
- RADIO SANCA WEB TV. UFSCar e IFSP de São Carlos criam plataforma para empregadores e pessoas com deficiências. 2020/10/29 (link externo)
- ARRUDA, Adriana. UFSCar e IFSP criam app para empregadores e pessoas com deficiência. Portal UFSCar. 2020/10/28 (link externo)
- FIGUEIREDO, Karoline. UFSCar cria plataforma para empregadores e pessoas portadoras de deficiências. InfoEscola. 2020/10/28 (link externo)
- ADRIANO, Ana Emília. Conheça o app JobSkills (link externo)
- UFGD (link externo)
- 94 FM (link externo)
- Capital News (link externo)
- O JobSkills está sendo aprimorado para assegurar o atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - Lei nº 13.853/2019 (link externo)
- Importante diálogo sobre esse tema, pode ser acessado pela Mesa de diálogo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (vídeo em link externo)