GP-IDEA e IFSP-São Carlos desenvolvem aplicativo para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O contexto político, social e cultural do Brasil ainda apresenta barreiras para a efetiva participação de pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e, particularmente, ao mercado de trabalho. Conforme o último Censo Educacional Nacional, o público-alvo da Educação especial ainda representa apenas 0,43% do total de estudantes matriculados em Instituções de Educação Superior (IES). Segundo o relatório internacional “Education at a Glance 2014: OECD Indicators”, mais de 27 milhões de jovens estão desempregados, demonstrando que o acesso aos níveis mais elevados de ensino não garante ao jovem o sucesso acadêmico e sua inserção profissional. Dessa forma, faz-se necessário possibilitar o cruzamento das informções entre o perfil do candidato, com sua formação acadêmica e competências, com as demandas das empresas para o preenchimento das vagas, promovendo a inclusão laboral dessa parcela populacional. Nessa perspectiva, o aplicativo JobSkills visa a promover uma melhor experiência de uso e a facilitar o processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, conciliando inovação e acessibilidade. Para tanto, o aplicativo foi projetado para pessoas com deficiência, e validado por elas, diferentemente dos demais aplicativos presentes no mercado.

Conheça o estudo: RODRIGUES, Matheus. Jobskills: desenvolvimento de um aplicativo para apoiar o acesso de estudantes universitários com deficiências ao mercado de trabalho. 2019. Monografia (Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Carlos. 2019. 44 p. (.pdf 2.690 Kb) ou (.odt 2.925 Kb)