GP-IDEA participa de evento sobre audiodescrição organizado pelo IF Sertão Pernambucano

Além de comunicacional, a audiodescrição contribui na perspectiva da acessibilidade atitudinal, à medida que sua prática é estimulada e difundida.

Realizou-se nesta última terça-feira, 08/12, às 16h00 a live “: Audiodescrição: técnicas e a perspectiva do usuário”. Organizado e transmitido pelo IF Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, o evento contou com a mediação da Profa. Dra. Carla Vilaronga (IFSP).

Participaram também a Profa. Dra. Gabriela Rios (IFSP), que fez uma exposição acerca de técnicas relacionadas à prática da Audiodescrição e a importância desse recurso, e o integrante do GP-IDEA Jairo Maurano (UFSCAR), que trouxe suas impressões e experiências com a descrição das imagens e filmes na condição de destinatário final.

Papel da imagem, cuidados com interpretação na leitura, conceitos de Audiodescrição, público-alvo e profissionais da área foram alguns dos temas abordados pela professora durante sua fala. Ela ainda destacou a relevância de se ter um bom domínio da língua Portuguesa e de fazer muito uso dos dicionários etimológicos e de sinônimos.

Além de relatar sua própria experiência com essa tecnologia assistiva, o mestrando Jairo ressaltou que como o mundo é construído por imagens a todo momento, nada mais esperado que a AD surja também nos mais diversos aspectos da vida, como em relações de consumo, de educação, de lazer e de cultura, por exemplo.

O membro do GP-IDEA ainda salientou que essa tecnologia representa muito mais que acessibilidade comunicacional. Declarou ele que a Audiodescrição contribui inclusive na promoção da acessibilidade atitudinal, pois à medida que a prática da descrição de imagens é estimulada, sua difusão ocorre nos mais diversos ambientes, especialmente em redes sociais, utilizadas intensivamente nos últimos meses por conta do contexto de distanciamento social.

O estudante finalizou sua fala propondo o engajamento de todos, inclusive das pessoas com deficiências, para o estímulo da prática desse recurso audiovisual. Independentemente da nomenclatura ou hashtag, importante é que a Audiodescrição seja feita, afirmou ele.

Para conferir essas explanações, basta acessar o link da live transmitida pelo canal do IF Sertão PE (link externo):