GP-IDEA encerra o III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica

Título da Mesa: "Afinal, em que a Pandemia Nos Fez Refletir Sobre Uma Educação de Qualidade Para Todos e Todas?", foi apresentado virtualmente pela SIA/UFRN

Em 2020, considerando o atual contexto mundial em que a sociedade passa surgem novos desafios e tensionamentos para o enfrentamento da pandemia advinda pelo Covid 19, onde o distanciamento social é uma das medidas de proteção para evitar o contágio entre as pessoas, e, as redes digitais ganham relevância nos meios de comunicação para manter a interação entre as pessoas e a realização das atividades possíveis diante do cenário que se apresenta. Essa realidade no âmbito educacional põe em evidência a exclusão de uma parcela da população, dentre as quais pessoas com deficiência, que por diferentes motivos (ausência de equipamentos como computadores, notebooks, falta de acesso à internet, local de moradia, falta de recursos financeiros, desconhecimento de como lidar com o uso da tecnologia informacional, falta de acessibilidade, entre outras) não conseguem participar efetivamente da educação online. Diante deste contexto, o III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica traz para sua 3ª edição, o tema “Questões emergentes no contexto da Pandemia Covid 19”, buscando promover um espaço coletivo de debate e de visibilidade sobre questões que precisam ser levadas em consideração em relação às pessoas com deficiência, altas habilidades e outras necessidades específicas para garantir o direito a uma Educação Superior de qualidade em tempos de pandemia.

Antecedendo à realização do congresso supracitado, foi realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, o III Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica (IPESPTEC), visando retomarmos as atividades do Fórum e demais encaminhamentos para seu funcionamento.


 A divulgação do evento foi divulgado em card digital em formato quadrado com letras brancas em fundo azul, composto por marca d’água do globo terrestre sobre um teclado de computador. No topo e à esquerda o logo do evento, constituído por cinco silhuetas humanas com os braços abertos e conectadas pelos pés, formando uma estrela no centro. Ao lado, centralizado o título: III CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Logo abaixo, à esquerda, o tema da conferência de encerramento: AFINAL, EM QUE A PANDEMIA NOS FAZ REFLETIR SOBRE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS? A seguir, em moldura circular, fotografia do palestrante e da mediadora. O palestrante à esquerda, é Leonardo Santos Amâncio Cabral (UFSCar). Ele é branco, tem cabelos castanhos e curtos, olhos claros, nariz médio, barba, bigode e sorri. Usa camiseta de gola preta e listras preta e branca. A mediadora, ao lado, é Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá (UFRN). Ela é morena com cabelos castanho-escuros, lisos, curtos e penteados para o lado esquerdo, tem olhos na mesma cor, boca pequena e está sorridente. Abaixo, da esquerda para à direita, há os símbolos da Tradução simultânea em libras, da data (27 de novembro) e do horário (18h00). No rodapé, sobre faixa horizontal na cor branca, na mesma ordem, os logos da SIA / UFRN, SEDIS, LAIS e YouTube (fim da descrição).
Links de acesso à conferência:

YouTube (link externo) e Facebook (link externo) 
Acesse mais informações do evento (link externo)