GP-IDEA oferece curso a distância em Educação Especial

A proposta geral do curso a distância "Educação Especial: histórico, políticas e práticas" (link externo), promovido pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos, em parceria com o Departamento de Psicologia e com o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, é a de proporcionar ao público do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) um conhecimento inicial acerca dos aspectos históricos, políticos e práticos da Educação Especial. Portanto, a proposta é informativa, introdutória e de sensibilização, com carga horária de 30 horas e com certificação via Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos.

Esse curso foi elaborado visando a alcançar tanto a comunidade em geral, quanto a comunidade acadêmica das Instituições da Educação Superior (IES), aos profissionais da Educação Básica, de instituições especializadas, escolas e classes bilíngues e das diversas esferas da sociedade, com a intenção de contribuir com a desconstrução de alguns aspectos relacionados a preconceitos prévios voltados a pessoas com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação, chamado de "Público Alvo da Educação Especial", no sentido de podermos buscar reconhecer as suas diferenças e, sobretudo, as suas potencialidades.

A Unidade 1 do curso abarca sobre a (Des)construção sobre os conceitos de normalidade, anormalidade, diferenças e de identidades.
A Unidade 2, por sua vez, traz um Breve histórico da Educação Especial: da antiguidade aos dias atuais.
A Unidade 3, por fim, traz sobre aspectos práticos, que vão desde as Modalidades, os Serviços, os Espaços e os Atores envolvidos, até a aplicabilidade de algumas práticas tanto no espaço de classes comuns, como em espaços de instituições especializadas e demais espaços que reconheçam as diferenças dos sujeitos.

Entre Outubro de 2019 e Março de 2020, o número de inscritos alcançou o índice de 5.150 participantes, de todas as regiões do país e países de língua portuguesa, como Angola e Portugal.