O GP-IDEA

Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade

O GP-IDEA foi reconhecido pelo CNPq e pela UFSCar em 18 de Abril de 2018 e dedica-se, principalmente, à linha de pesquisa “Acessibilidade, Identidades e Diferenças”. 

Enquanto Recursos Humanos, o GP-IDEA conta com uma equipe de docentes e discentes de graduação e pós-graduação, de caráter interdisciplinar das três grandes áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biomédicas) e interinstitucional.

As atividades do grupo de pesquisa são sediadas no Laboratório de Estudos sobre Deficiência e Educação, instalado no Edifício Carolina Bori, da Universidade Federal de São Carlos (Campus São Carlos, Área Sul).

Os projetos de pesquisa em desenvolvimento dedicam-se a aspectos teóricos e práticos que tangenciam o Currículo, Orientação Acadêmica e Profissional e Gestão Democrática, na perspectiva da Acessibilidade, sempre à luz do reconhecimento das diferenças e identidades presentes nas diversas esferas da sociedade.

Conheça as principais ações do GP-IDEA, por meio do vídeo institucional disponível com legenda automática e tradução e interpretação em Libras, logo abaixo:


Fonte: Laboratório Aberto de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos - LAbI/UFSCar (link externo)

 


Você pode acessar o Espelho do Grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (link externo)