JobSkills 1

JobSkills: tecnologia de apoio para o acesso de estudantes universitários com deficiências no mercado de trabalho

 

Vídeo de divulgação do JobSkills: À esquerda do vídeo os logos em disposição vertical (do aplicativo,
do CNPq, do IFSP-São Carlos, do GP-IDEA e do GTI Acessibilidade da UFSCar). Ao centro, imagens demonstrativas rápidas do aplicativo e, à direita, a janela Libras.

O Aplicativo JobSkills: Baixe aqui o JobSkills pelo seu dispositívo móvel / celular android (link interno)

 


Coordenador: Leonardo Santos Amâncio Cabral (UFSCar).
Equipe: Lucas Bueno Ruas de Oliveira (IFSP-São Carlos); Matheus Rodrigues (IFSP-São Carlos); André Henrique de Lima (UFSCar); Inaê de Andrade (UFSCar); Tereza Cristina Rodrigues Vilela (UFSCar); Wanessa Ferreira Borges (UFSCar).
Colaboradores: Aline Maira da Silva (UFGD); Adriano Renzi (UFGD); Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (UFRN); Serge Ebersold (CNAM-França).
Financiamento: CNPq (Universal CNPq, processo nº 431096/2016-3)
Situação: Concluído (2017 – 2020)

Produtos diretamente relacionados (listados em seguida):
13 Artigos; 01 capítulo; 05 Trabalhos em Anais de Eventos, 01 Monografia de Especialização, 01 Trabalho de Conclusão de Curso; 01 vídeo de divulgação; 01 entrevista.

 


Artigos aceitos para publicação

MORGADO, L. A. S. ; CABRAL, L. S. A. . Orientação profissional para estudantes universitários com deficiências: conceitos, políticas e práticas. Revista Educação Especial, 2020.
LIMA, A. H. ; CABRAL, L. S. A. . Gestão democrática na Educação Superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Política e Gestão Educacional (Online), 2020.
 

Artigos publicados

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de et al. As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008 - 2015). Revista Iberoamericana de Educação Superior,  México ,  v. 10, n. 28, p. 42-65, 2019 (link externo)

CABRAL, L. S. A.; SANTOS, B. C.. Instrumentos informatizados institucionais para a identificação de necessidades educacionais de estudantes universitários. Inclusão Social (Online), v. 11, p. 105-117, 2018. (link externo).

NOZU, W. C. S; BRUNO, M. M. G.; CABRAL, L. S. A. Inclusão no Ensino Superior: políticas e práticas na Universidade Federal da Grande Dourados. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 105-113, 2018. (link externo).

CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 57-01-33, 2018. (link externo).

CABRAL, L. S. A.; SANTOS, V. ; MENDES, E. G.. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso? Revista Educação e Fronteiras On-Line, v. 8, p. 111-126, 2018. (link externo).

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira; ARAÚJO, Eliana Rodrigues. Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Número Especial, 2018: 57-66. (link externo).

NOZU, Washington Cesar Shoiti; SILVA, Aline Maira; ANACHE, Alexandra Ayach. Permanência do aluno com deficiência no ensino superior: dados censitários sobre as universidades federais da região centro-oeste. v.13, n. esp. 2, 2018 (link externo).

DALLA DEA, Vanessa Helena Santana; MENDONÇA, Ana Flavia; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Uma análise do perfil dos núcleos de acessibilidade das universidades públicas federais da região Centro-Oeste. Revista Educação Especial em Debate. n. 05 .2018 (link externo).

CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. . Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, v. 33, p. 55-70, 2017. (link externo).

CABRAL, L. S. A.; SILVA, A. M.. Desafios para a formação de professores em educação especial e a contribuição do ensino colaborativo. Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, p. 61, 2017. (link externo).

 

Capítulos

 


Trabalhos Publicados em Anais

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Academic and Professional Guidance Technology for Tertiary Students With Disabilities. In: CEC Special Education 2020: convention & expo, 2020, Portland. 2020. (link externo)

LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Estágio Curricular e pessoas com deficiência: da década de 1940 aos dias atuais. InPorto International Conference on Research in Education 2019. (link externo).

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; OLIVEIRA, L. B. R.; RODRIGUES, M.; LIMA, A. H. JobSkills: conectando estudantes universitários com deficiências às oportunidades do mercado de trabalho. In: Porto International Conference on Research in Education 2019. (link externo).

LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Estágio Curricular e Pessoas com Deficiência. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2019. São Carlos. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2019. (link externo)

LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Tecnologias, Recursos Humanos, Orientação Acadêmica e Profissional de Universitários com Deficiência. In: XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2018, São Carlos. Anais do XXV CIC e X CIDTI - 2018, 2018. (link externo)

 


Monografias de Especialização

RODRIGUES, Matheus. Jobskills: desenvolvimento de um aplicativo para apoiar o acesso de estudantes universitários com deficiências ao mercado de trabalho. 2019. Monografia (Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Carlos. 2019. 44 p. (.pdf 2.690 Kb) ou (.odt 2.925 Kb)

 


Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

SILVA, Daynara Camila. Interface entre Educação Especial e Educação Laboral: uma análise integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Leonardo Santos Amâncio Cabral. (.pdf 1.123 Kb) ou (.odt 349 Kb) 

 


Vídeos

01 vídeo promocional (link externo)

01 entrevista (link externo)

 


Reportagens

UFGD (link externo)

94 FM (link externo)

Capital News (link externo)